segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Leia no final os resultados desta segunda feira

 DA CAJARANA Nº 9
               Copa Franzen 2011

 Na ultima a segunda-feira iniciou-se a Copa Franzen que 16 técnicos estavam classificados em quatro chaves para disputa desta competição.


Olho no lance!

                   
            Na chave 1 classificaram-se o Sport de Leão e o São Paulo de Mário Sheames. O Riograndese de Oberici ficou no meio do caminho com a derrota para Mário e Pufal não pode participar do torneio devido a compromissos particulares. Em breve o Boca estará de volta.
Na chave 2 Alam confirmou o favoritismo do Inter, e quer tentar ganhar sua primeira competição atual.O Presidente também carimbou sua passagem a segunda fase ao conseguir um bom resultado de 0x0 contra Alam e a vitoria sobre Gérson. Mauro não participou desta competição,por causa da operação no ombro. Esperamos o retorno da Juventus em breve.
           Na chave 3 passaram com facilidade Robin e Burguel,vencendo seus confrontos sobre Xico e Mabilia. No tira teima,Robin derrotou o América de Burguel e fechou a chave na liderança. Da-lhe “Bananech”!
Na chave 4 passaram Mano e Caju,os dois derrotam respectivamente Padilha e Val e empatam seu confronto. O para determinar o primeiro colocado foi obrigado a fazer uma disputa de penaltis. Mano derrotou Caju por 4x1 e ficou em primeiro lugar da chave.
Segue agora a segunda fase do Copa nesta semana. Na chave 1 jogam Leão,Róbin,Caju e Gilberto e na chave 2 Alam,Mário,Mano e Burguel que jogam na quinta-feira dia 15/09.


Separados no Nascimento

A nossa homenagem ao vencedor do Lagoão,que o fez voltar as origens do cavado...Apenas neste fim de semana mostrou que não perdeu sua técnica. Daria até um filme:”Um Lagoão para Roger Rabitt”

           No divã com Caju.


            Tenho acompanhado pelo blogs,ultimamente pelo “Gothe Gol” e “Manchester FM,um debate mais sério dos rumos que a regra brasileira tem seguido ultimamente no nosso estado. Obviamente,tudo é em prol de um melhoramento do nosso esporte e em consequência,aumentar o numero de praticantes que há tempos vem diminuindo.
           Basicamente,todos aqueles que hoje praticam o esporte,são amantes do futebol por natureza. Independente do nível que jogam,nós o fazemos por paixão pura e não sabemos ficar distante desse mundo a parte que é o futebol de mesa.
        Lembro-me da época que cheguei aqui e oriundo de uma outra regra(três toques),jamais imaginaria ter novamente a satisfação de jogar numa regra(um toque) que antes eu já recriminava. Achava a  regra anterior na qual eu havia praticado a perfeição entre as regras. Esqueci de pensar que cada regra tem seus detalhes e seus segredos que a deixam estimulante para aquele que começa. Conheci excelentes jogadores que mostraram que esta regra de 1 toque criava a mesma emoção que observava na regra de 3 toques.
           Talvez seja um dos segredos do sucesso do liso,que hoje virou uma outra categoria que os gaúchos estão explorando. Não que o cavado seja ruim ou mais retrancado,e sim por que os botonistas que tentaram e conseguiram seus primeiros resultados no liso,sentiram-se motivados a continuar melhorando suas partidas. Quem gosta de futebol de mesa,já tem uma predisposição em aprender a jogar uma outra regra,seja qualquer uma que apareça.(lembrei de Cristian Baptista viajando para a Europa jogar Sector Ball hungara). Inicialmente pode até não gostar,mas vai tentar jogar. Intimamente se sente desafiado em dominar aquela modalidade,assim como fazia na sua infância em regras de rua. E ao descobrir as miudezas da mesma, renasce a motivação de jogar que o envolveu quando iniciante.

Esta motivação está acima de dizer que a regra A ou B é a melhor,é claro que na nossa mente,nós queremos uma regra que traga sem alteração,as emoções do futebol de campo para dentro do quadrilátero de madeira. Quanto mais próximo do futebol,mais apaixonado o botonista ficaria com sua regra ,porém sabemos que temos as limitações que são impossíveis de fugir. A mecânica da regra brasileira é esta e por isso,podemos nos enganar achando que a regra não possa evoluir mais ainda.
Poderia  mudar alguns pequenos detalhes,que a deixaria mais “ofensiva. Ainda sim,vejo que o números de toques que uma regra possui,está diretamente relacionado com a média de gols que a mesma traz para seu praticante. Exemplo,na regra de 1 toque,os placares são em média,digo em  MÉDIA, baixos(1x0,2x1,1x1..),na regra de 3 toques,um pouco maior(3x2,4x1,3x1...) e na regra de 12 toques bem altos(7x5,8x7,9x6..).O que nos conclui que a mecânica de jogo,ainda é o fator fundamental que limita a média do números de gols em uma partida.

No nosso caso,poderíamos fazer pequenas mudanças,como dito acima,porém a mecânica é essa e a alteração traria apenas um recurso um pouco maior para a nossa modalidade. Poderia ser por exemplo,todo o lateral ser dois lances,porém se o lateral for na defesa do beneficiado,este poderia apenas lançar e executar outra jogada sem direito a chute. Daria uma vantagem para fazer uma jogada mais aproximada e acabaria com aquelas cavadas a esmo no ataque. Usar um “Tempo de Reflexão” para as jogadas,ou seja,15 segundos,se houver ultrapassagem deste tempo,uma falta técnica anotada. Ao acumular três faltas técnicas expulsaria um jogador do infrator.

Outra maneira de motivar novos botonistas,seria criar competições dentro das competições oficiais. Assim como na regra de 12 toques e 3 toques,criariam uma Série Prata ou uma Série Bronze,qualificando aqueles que ficaram de fora de competições estaduais devido a ranking e estes estariam sempre em atividade. Por exemplo:Um estadual por equipes com 64 botonistas,passariam 32 para a fase final e os terceiros colocados,que seriam 16,fariam um mata-mata para a Série Prata. E os 16 eliminados em quarto lugar apitariam. Assim não haveria risco de jogos “arranjados”,pois até a ultima rodada os jogadores ainda teriam um estimulo para manter-se na competição.

Qualquer que seja a alteração na regra o que vai continuar ditando é ainda a mecânica de jogo,embora isso pareça impossível de solucionar. A existência de um determinada regra acontece basicamente devido a convivência pacifica e esportiva com as outras demais. Caso houver uma predominância de uma em relação a outra,criará uma possível extinção de uma regra. E assim,poderemos estar também causando o fim ao nosso esporte.


Lentinhas:
                                 
           Sábado foram realizados os jogos da chave 4 que estavam faltando com Val. Mano ganhou por 3x0 e saiu para pegar o filho em casa. Depois Caju entrou em campo e derrotou Val por 1x0.Porém Mano achava que havia saldo de gols para qualificar o primeiro lugar. Algo que não não estava previsto. Voltou para o departamento sem seu time e teve que disputar os pênaltis com Caju. Os dois empatados em primeiro lugar. Mano resolveu pegar a Lazio de Val emprestado. E falou:

             - Bah,manda esse time aé Val...Ninguém falou nada e bá,bá,bá......
             - Tu não quer bater os pênaltis na segunda?!Falei eu ainda querendo ajudar.
             -  Vamos bater agora e bá,bá,bá...


         Assim  Mano pegou o time da Lazio e tum,tum,tum,tum..Encaixotou os quatros pênaltis enquanto com o Independiente fez apenas um de três.....Hehehe,sem cometários.

         Um abraço grande para Rogerinho Feijó,campeão sênior do Lagoão. Abraço da galera da Franzen.
            
 

            Rogerinho com a camiseta da Franzen,ao lado de Careca,Marrento e Robinech.
 
“A parte mais  feia do seu corpo é a sua mente.”

  Frank Zappa
                           
          

            Марсело кешью




                 RESULTADOS DO 13º LAGOÃO     
        DISPUTADO NESTE FINAL DE SEMANA

Degani (ARFM), venceu a 13º TAÇA LAGOA DOS PATOS, 
com uma vitória simples sobre Umberto (SANTA VITÓRIA).

Em uma partida pegada que terminou em 0 a 0,
 Rogerinho após a disputa por pênaltis diante de Gothe 
sagrou-se campeão da Copa Sênior da Costa Doce.

Rui (COP) venceu a Copa Lagoinha
com o placar de 2 a 0 sobre Diogo (AFUMERG) na final.

E João Gabriel (CM)
é o primeiro Campeão do Laguinho
ao vencer Lucas (AVFB) por 3 a 1.
Créditos da matéria dos resultados do 13º Lagoão à GOTHEGOL


RESULTADOS DA II  FASE CHAVE 5

GILBERTO       0X4      ROBIN
LEÃO               0X0      CAJU
RONIN            1X0      CAJU
LEÃO              3X0      GILBERTO
ROBIN             1X1     LEÃO
GILBERTO      0X1     CAJU

Com estes resultados
ROBIN  pega o 2° da chave 6
LEÃO    pega o 1º da  chave 6

Os jogos da chave 6 serão realizados nesta quinta feira.