domingo, 14 de outubro de 2012

Pé do Cajubrina


Antes de qualquer coisa pedimos desculpas pela falta de atualização do blog. Ficamos alguns dias sem a linha telefônica e consequentemente sem a internet. Depois de muita insistência com a “GeVeTê” , voltamos a colocar o blog de volta no "ar". Porém a bola não parou e a semana ficamos completamente envolvidos com a realização da Taça RS de lisos.

Taça RS - Categoria Liso

Foi um desafio grande para a Franzen. Primeiro pelo número de mesas e também pelos obstáculos que apareceram durante a semana. Confeccionar e transportar mesas, limpeza do ambiente, arrumar goleiras e planejamento da janta. Tudo isso somente foi possivel devido ao apoio de todos os associados.

A Taça RS com certeza é a competição mais dificil do calendário gaúcho, seja pelo nível técnico dos seus representantes, ou seja, pelo esforço físico que envolve sua disputa. No fim da maratona de doze jogos, os técnicos chegaram à fase final colocando basicamente o "coração na ponta da chuteira", pois qualquer erro se torna fatal nas pretensões de titulo. É também a competição que a maioria dos técnicos gosta de disputar, devido aos maior número de jogos e a possibilidade de integração com os demais competidores.

Pelo número de competidores, a categoria liso demonstrou um crescimento logaritmico. A começar pelo bom número de entidades que participam  e também pelas associações que trouxeram seus melhores representantes. Com certeza, o esforço técnico é maior pois o botonista está sempre na "pressão" em executar jogadas mais arriscadas.

Na sua formulação, foram doze entidades inscritas, sendo que apenas a HCP de Santa V. do Palmar não compareceu com seu vice-campeão brasileiro Vinicius Auch e Fernando Tillmann. Os técnicos eram divididos em duas chaves de onze, jogando entre si e ao final classificavam-se oito para a fase de mata-mata. Leão em boa fase e Breno tentando brigar com os "grandes" da categoria representavam a associação da rua Graciliano Ramos.


Vamos aos registros da competição:


Salão de jogos da Franzen


"Os Laçadores" - Símbolo do Rio Grande


Crosa (AFM) x Gilson (Manchester), Nelsinho no apito


Gilvani (Manchester) x Sílvio (ARFM),"The Chefe" com olhar inquisitor


Nilmar (CM) x Mallet (Guaíba) com dois "Little Man's" acompanhando


Pierobom (Academia) x Aldyr (APFM)


Maciel (AFM) x "veterano" Sérgio Oliveira (Afumepa)


Vinhas (Academia) x Breno (Franzen) com Diogo (Afumerg) e  filho observando


J.Cláudio (Afumerg) x Rodrigo (Afumepa)


Caco (CM) x "Dois Deganis" (ARFM)


Diogo (Guaíba) x Julinho ( ABP-Passo Fundo)


Olhar invertido de Cepel (APFM) x Antônio (ABP-Passo Fundo)


Leão (Franzen) x Diogo (Guaiba) na primeira rodada


Depois da maratona, os classificados

Na segunda fase eliminatória tivemos os embates, com os mandantes com a vantagem do empate:

Leão x Maciel
Vinhas x Julinho
Degani x Mallet
Silvio x Rodrigo

Leão que tinha a melhor campanha perdeu para o quarto (!??) colocado Maciel de Caxias. O resultado eliminou as esperanças franzeanas de um possível título com seu melhor técnico. Degani manteve o favoritismo contra Mallet. Rodrigo venceu Sílvio e mostrou que a experiência também conta. Vinhas passou empatando no sufoco contra Julinho.


Rodrigo superando Sílvio em jogo difícil com Douglas no apito


Maciel reverteu a vantagem em cima de Leão


Degani confirmou o favoritismo contra Mallet


Vinhas no sufoco contra o experiente Julinho

O afunilamento nas semifinais gerou bons embates, com os mandantes na vantegem:

Degani x Vinhas
Rodrigo x Maciel

Degani derrotou Vinhas e Rodrigo eliminou com vitoria Maciel. Degani e Rodrigo fizeram a finalissima, com o técnico da associação alvi-verde de Porto Alegre saindo na frente e dificultando muito o jogo contra o riograndino. O empate de Degani veio no segundo tempo, porém o ultimo chute, próximo a linha de fundo, ficou por conta de Rodrigo que desperdiçou a chance.


Duelo de gigantes: Degani superando Vinhas


Maciel parou no experiente Rodrigo


Na finalissima, a vibração de Degani no empate descoberta apenas pelo espelho

A cerimônia de premiação:


Leão, Silvio, Mallet e Julinho - quinto ao oitavo

Lentinhas:

# Primeiro a Franzen parabeniza o vencedor e sempre competitivo Alex Degani pelo título e hegemonia da ARFM no futebol de mesa estadual. Assim como Rodrigo da Afumepa que mostrou que experiencia também conta nas horas decisivas. Vinhas e Maciel chegando na zona de premiação mostrando a regularidade de sempre.



Degani, Rodrigo, Vinhas e Maciel - primeiro ao quarto junto com Burgel (Franzen)

# Agradecemos também ao empenho de Xico Hamilton e Burgel pelo o envolvimento quase integral na realização desta competição. Xico no desafio na confecção das mesas, recebendo as dicas do colega Crosa por telefone, e Burgel resolvendo todas as pendências de infraestrutura. Aos demais colegas que se envolveram de alguma forma durante antes ou durante a competição: Leão, Breno, Robin, Lauro Moretto, Caju, Mano, Alam, André, Mauro, Jarnnis, Gilberto e Padilha.  


Xico Hamilton

# Agradecemos também ao Circulo Militar, na pessoa de Rodrigo Bernardes, pelo empréstimos das três mesas utilizadas na competição.

# Sabemos que as mesas não ficaram em um padrão "top" de Caxias, mas a experiencia foi bem proveitosa e pedimos a compreensão desses pequenos deslizes.

Voltamos durante a semana com o inicio da ultima competição do ano, o Troféu Encerramento de cavados. Até!