segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pé do Cajubrina

Chegando no final da temporada de 2012 com o término das ultimas competições da associação áurea de Porto Alegre. 

Troféu Encerramento.

Sport Campeão!



Na ultima quinta tivemos a conquista da equipe Thiago Leão entre os cavados na rua Graciliano Ramos. Depois de quatro meses de disputa, oito equipes foram classificadas para o mata-mata decisivo, e os resultados foram:

Leão 2x0 Mário
Róbin 2x2 Mano
Jarnnis 2x0 Caju
Mauro 0x1 Burgel

Dois toques:

# Os mandantes tinham a vantagem do empate e apenas um jogo houve a reversão do mesmo.

# Leão, que vinha de seis vitorias seguidas e em primeiro lugar, confirmou o favoritismo ao enfrentar oitavo Mário Schemes. Venceu por 2x0 e não sofreu perigo do adversário.

# Já Róbin conseguiu abrir 2x0 contra a Sel. Argentina de Mano. Porém, os portenhos buscaram o empate e o final do jogo ganhou tons de dramaticidade. Com o resultado, os lusos seguiram na competição.

# Já no duelo argentino, em um bom jogo, melhor para o Boca Juniors de Jarnnis. Fez 1x0 logo nos primeiros minutos e soube aguentar a pressão do Rojos durante boa parte do jogo. No fim, fechou o placar em um contra ataque. 

# A unica partida que houve reversão de vantagem. Mauro teve a chance de matar o jogo, porém o arremate bateu na travessão e voltou no pé do ponteiro do América de Burgel. Com competência, os rubros  fizeram 1x0 e mantiveram a vantagem até o fim do jogo.

Nas semifinais tivemos:

Leão 2x0 Burgel
Jarnnis 1x0 Róbin

# Leão seguiu sua sequencia de vitorias sem problemas e carimbou o passaporte para de decisão sem correr perigo contra o América de Burgel. Com o 2x0, garantiu também o direito de jogar a final com o empate.  Para os rubros, o quarto lugar foi merecido pela sua campanha.

# No outro jogo, Róbin perdeu a vantagem devido ao empate contra Mano e com isso apostou na ofensividade. O Boca Juniors de Jarnnis também não se preocupou em apenas se defender e assim as equipes garantiram um jogo franco e aberto. Melhor para o Boca que foi para sua primeira final no departamento.

# Na finalíssima tivemos: Leão 4x0 Jarnnis


Em noite perfeita, outra fatura de Leão. Jarnnis ficou com o vice


# Em partida impecável, o Sport mesmo com a vantagem, não ficou apenas na defesa. Atacou e foi premiado com um belo gol a bater no começo do primeiro tempo. No final da primeira etapa fez 2x0. No segundo tempo fez o terceiro em chute livre e no fim desta  fez outro gol a bater com a ajuda do goleiro argentino. Atuação de gala. Foram nove vitorias seguidas, com apenas um gol sofrido

# Porém, não ha como negar os méritos do Boca, que na sua terceira competição chegou entre os quatro melhores. Foram dois vice-campeonatos, o que mostra o bom nível técnico do técnico portenho. Se mantiver o nível para o próximo ano deverá estar pronto para as competições externas.

Troféu Celebridade.

Real Madrid Campeão!



Assim como a primeira noite de um homem, na ultima quinta houve a conquista inédita do merengues. Sim mesmo amigos, saiu a famosa final que fora adiada para 2016...Em um esforço herculo, Alam Casartelli e Mauro de Deus colocaram suas equipes em campo para decidir o Troféu Celebridade. Um jogo com chances para ambos os lados. Alam Casartelli perdeu dois laterais cedidos, com chutes acima da meta italiana e Mauro perdeu duas chances, uma de cavador e outra com um levante mais distante. O empate prosseguiu até o fim do jogo e a disputa seguiu para os penais a distancia. Os merengues foram mais eficientes e venceram por 3x1. Foi o primeiro e último título de Alam. Agora jura de pés juntos que nunca  tocará em um botão cavado em devoção a Igreja Lisista dos Últimos Botonistas Ofensivos comandada pelo "pastor" Degani.


Mauro tentou mas parou nas mãos de Castillas

Copa Franzen de Lisos

Na terça, tivemos a Copa Franzen de Lisos na sua fase final e os resultados foram:

Kuhn 1x0 Burgel
Sérgio Oliveira 1x0 Lauro Moretto
Leão 1x0 Breno
André 0xWO Caju

# Kuhn que estava em ascensão do seu ultimo fim de semana, teve um jogo complicado com Burgel. As duas equipes atacavam e Burgel teve uma chance clara de cavador que explodiu no goleiro alvinegro. Já o Botafogo desperdiçou um lateral cedido. Porém, no segundo tempo, conseguiu a abertura do placar que se manteve até o fim.

# Sérgio Oliveira, com a vantagem do empate, passou  por Lauro Moretto pelo escore minimo. Com isso a equipe tricolor chegava a sua oitava vitória consecutiva e não levou pressão do São Paulo de "Seu" Lauro. Levou para a semifinal a vantagem do emapte.

# Breno e Leão fizeram o confronto mais equilibrado. Breno tentou atacar todo o tempo, buscando nas cavadas a saída para furar a defensiva da Sel. da Franzen. Entretanto, a reposição de bola dos "amarelos" era extremamente eficiente, colocando as bolas "enforcadas" que dificultavam a vida dos ingleses. Apenas no primeiro tempo, a Franzen levou um sufoco ao cometer uma falta numa entrada desnecessária para um chute. Os ingleses não aproveitaram a oportunidade. No fim do segundo tempo, com um cavador, Leão celou a vaga para as semifinais.

#  André desistiu da competição após acidente domestico. Os pernambucanos comandado pelo interino Caju contrataram até um pai de santo na sexta anterior ao jogo e parece ter exagerado na dose....Brincadeiras a parte, o grupo deseja uma recuperação rápida do técnico do "Tricolor das Laranjeiras". Caju foi premiado com uma vaga inesperada.

Nas semifinais tivemos:

Kuhn 4x0 Caju
Sérgio 0x0 Leão

# Em jogo inspirado, o Botafogo de Kuhn passeou na mesa frente ao Sport do "interino" Caju. Foram tres chutes certeiros no primeiro tempo (com o primeiro gol uma pintura) e em 15 minutos, a partida já estava definida em 3x0. No segundo tempo, o Sport não conseguiu esborçar uma reação e os alvinegro tiveram mais um arremate, fechando o placar em 4x0. Vitória justa e vaga para a final.


A máquina alvinegra atropelou o Sport do "interino"

# O equilibrio foi a tônica da partida entre Sérgio e Leão. O "Tricolor dos Pampas" mantinha a vantagem do empate e os "amarelos" da Franzen tiveram que buscar o ataque desde o início. No fim do segundo tempo, a Franzen ficou com a faca e o queijo na mão com um lateral cedido. Porém, ao contrário da eficiência nos treinos, desperdiçou sua única chance.

# Na finalissima tivemos: Sérgio 0x0 Kuhn


Título merecido de Sérgio e seu Grêmio.

# Outro jogo equilibrado e estudado. Mesmo no liso, Sérgio com longa rodagem, manteve-se fechado buscando os contra golpes. Mesmo assim, o Botafogo conseguiu um lateral cedido faltando 3 minutos para o fim do jogo. Apesar de ter acertado 3 chutaços na partida contra Caju, no lance capital, lançou a bola um pouco antes da área e foi infeliz no chute. Perdeu a chance mais clara e o título se encaminhou para Sérgio, com sua palheta "nervosa". Foi premiado com sua campanha de 8V e 2E, terminando invicto.


Beabá da Franzen

Em tempos de Campeonato Mundial de Clubes, a cancha da semana passada foi  o belo Estádio Nacional de Tóquio, que guarda boas lembranças para Flamengo, Grêmio, São Paulo que estiveram presente nas suas conquistas. Lembro-me de batalhas épicas como Porto e Penãrol debaixo da neve em 1987 e a disputa de pênaltis entre PSV e Nacional em 1988. Hoje, mesmo a Fifa querendo apagar esta história, não ha como negar que os clubes pioneiros nesta conquistas estimularam os demais clubes brasileiros no tão almejado título.


Com vários estádios importantes e outros nem tanto, chega a fim esta seção do blog. Como apaixonado por futebol, estas canchas estimulam um hobby quem poucos observam, mas que fazem parte do mundo histórico do futebol.

Rapidinhas


Róbin esteve presente entre os quatro em tres competições

# Jantar final de confraternização da Franzen foi um sucesso. Com a organização de Mauro e sua esposa Vilma, o grupo se reuniu no último sábado para receber as premiações das ultimas competições, contar historias e dar boas gargalhadas. Já lançadas também as propostas e ideias para o ano de 2013 com o objetivo de aumentar o número de associados. Talvez seja esse o problema mais crônico de todas as associações de futebol de mesa do estado.


Até a Sra. "Mano" Menezes esteve presente


# Quem estará em visitando os tablados franzeanos será Luiz Eduardo "Careca" que vem para as festas de fim de ano com seus familiares.

# Outro que apareceu na noite de quinta foi Rogérinho Feijó, o vulgo BX, aproveitou para rever os colegas e dar várias risadas no bar do Rui.

# Quem completa mais um ano de vida é Alam Casartelli, que tentou passar despercebido no jantar de confraternização. Porém, os anais franzeanos relembraram a data do nosso "Vicente del Bosque". Teórico na essencial e fominha na prática, Alam é tipo de jogador que se tiver que jogar até 1h da manhã para acertar a mão é capaz de tal feito. Uma aquisição disputada a tapa com meu colega Cristian Costa, que por nossa sorte veio parar na Graciliano Ramos. Mesmo jurando fielmente seguir no caminho do liso, sabemos que na menor provocação voltará correndo aos cavados tentando faturar alguns títulos. Desejamos saúde e paz na família nesta data.


Alam entre seu dois titios: Mauro e Xico.



A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.

Sidarta Gautama

Agora as merecidas férias. Voltamos semana que vem. Até!