domingo, 10 de março de 2013

Pé do Cajubrina

Estamos de volta na nossa labuta virtual do futebol de mesa e levando o nosso alfarrábio local a todos os rincões da república pampeira. ( Inspirado no amigo papareias Mário Ribeiro.)

Infelizmente, ficaremos devendo as postagens de imagens, pois a nossa gloriosa GVT mais uma vez faltou com seu compromisso de prover a internet a seu consumidor. Para não deixar nossos leitores na mão, tivemos que fazer um esforço hercúleo para levar ao ar o noticiario frutífero somente com os textos.

Troféu Abertura

Para melhor integração dos associados, os jogos de cavado e liso passarão a serem disputados em dia único na quinta feira. Logo, a tradicional "lunes" futebolistica passará para o meio da semana e o intuito é a melhora no entrosamento.

As peças acrilicas sobem aos tablados para mais uma disputa no cavado. Serão jogos de turno único, classificando para a segunda fase os oito melhores técnicos. Estes serão separados em duas chaves e em seguida, apenas dois classificados de cada chave seguirão para as semifinais e terminando com a finalíssima. Os jogos de inicio serão:

20h
Lucas x Mauro
Caju x Mabília
Burguel x Mano
Xico x Jarnnis
Padillha x Gilberto

21h
Mano x Gilberto
Mauro x Caju
Lucas x Jarnnis
Xico x Róbin
Burgel x Gilberto

Dois toques cavados:

# Nos cavados, o favoritismo ficará nas mãos de Róbin e de Jarnnis. Róbin apareceu como o melhor pontuador e líder do ranking do ano passado. Um dos seus pontos fortes é a frieza e uniformidade durante seus jogos, isso sem perder o ritmo da disputa. O lascado e vencedor Sporting vem a campo com a sua costumeira sede de gols. Já para o lado dos xeneizes, Jarnnis corre atrás do seu primeiro título oficial no departamento e vem recuperando a velha forma de jogar. É a volta do Havengar as mesas, com seus gols para lá de espíritas. 

# Quem volta e corre por fora é Thiago Pufal, que após um longo periodo de ausência, voltará a vestir a camiseta "amarelo-manga" da Graciliano Ramos. Futebol com qualidade ele ainda tem, porém o periodo de inatividade poderá pesar nos seus jogos.

# No bloco intermediário, seguem os demais botonistas, com algumas variações entre um e outro. Mano vinha se adaptando bem a sua Espanha, porém o sentimento portenho falou mais alto e estreará sua nova Argentina. Deve fazer boa campanha e é uma das apostas para competições externas.

# Mauro e seus pequeninos da Juventus voltam com toda carga depois de férias carnavalescas. Retorna com seu velho "catenaccio" e coberturas perfeitas. Seu arquirival, Padilha, seguem com o Barcelona "perolado" e treinará forte para a competição de veteranos. 

# Os Rojos do Independiente seguem na fórmula dos "little goals" britânicos, aliado a forte defesa. 

# Gilberto e o Timão voltaram essa semana, assim como Mabilia e Lucas. Aliás, o "guri" internauta da Franzen também segue preparação para sua primeira competição oficial. A sensação pode ser Xico, que apresenta uma boa evolução futebolística.

No outro lado do paralelo 38°, segue a abertura da competição na modalidade liso. Para que possa haver mais participantes, os técnicos que jogarão as duas modalidades estarão com jogos espaçados no período de uma semana e alternando a modalidade. Nessa quinta, os técnicos vão a campo com os seguintes jogos:

20h
Alam x Breno
Leão x Burguel
Lauro x Pufal 

21h
Alam x Lauro
Breno x Breno
Leão x Pufal

Dois toques liso:

# Na modalidade escorregadia, haverá quatro técnicos favoritos na disputa.

# Thiago Leão vem com seu Grêmio e também com a escolha de jogar apenas essa modalidade durante esse ano. Espera que seu jogo possa evoluir e permitir integrar o bloco de elite do lisitas estaduais.

# O riograndino Alam Casartelli vem com a teórica mesafutebolisca debaixo do braço, e espera também começar a incomodar os "grandes" estaduais. Tem mostrado uma boa crescente no seu estilo de jogo e se mostra totalmente adaptado a modalidade. Também aposta apenas no liso esse ano e na choradeira também..rs.

# Na terra da rainha, Breno Kreuzner apresenta a experiência aliada ao forte treinamento. Tem feito bons jogos e espera poder manter a média de uma conquista por ano. Exclusivamente voltado para os lisos, sonha em repetir seu desempenho externo, que lhe concedeu um título estadual na categoria sênior.

# André Marques segue no seu estilo "light" com seu Fluminense. Envolvido com as atividades da presidência da CBFM, nosso "Rockefeller" franzeano poderá beliscar seus títulos jogando na técnica e experiência de anos de estrada.

# Quem corre por fora é nosso "velhinho" travesso, Lauro Moretto. Com seus 1255 times (ou mais...), sabe escolher a dedo a melhor estratégia para enfrentar seus advérsarios, porém promete fazer suas peraltices e atormentar a vida dos favoritos. Isso com 71 anos...

# O bloco intermediario seguem alguns veteranos experientes e outros aventureiros que darão suas primeiras pedaladas com rodinhas no lisote. Mauro, Caju, Burgel, Pufal, Padilha serão alguns nomes dos escorregadios nesse semestre.

Retranca F.C

O Colorado conquistou com muita superioridade e facilidade o primeiro turno da Gauchão. Porém, o que me chamou a atenção foram duas situações no mínimo curiosas. Primeiro, foi o acanhado estádio 19 de Outubro, que além das acomodações primárias, conseguiu colocar torcedores em cima do muro atrás de um dos gols. Tudo bem que eu sou um amante do futebol das divisões menores e obscuras do futebol nacional, mas aquilo foi um risco desnecessário. Cadê a gloriosa BM?! E se aquele muro rompesse? Se houvesse algumas mortes? Será que a tragédia de Santa Maria não nos deixou uma lição?! Foi uma total falta de bom senso e porque não, falta de segurança também. Outra, foi o péssimo estado do gramado, parecendo mais um arrozeiro do que um espaço para o futebol. Sou a favor dos "alçapões", aliás conheci outros piores por esse Brasil, mas que pelo menos ofereça segurança e condições mínimas para a boa pratica do futebol.

Na pátria carioca, o Botafogo conseguiu o título da Taça Guanabara, que corresponde ao primeiro turno. Teve a competência de reverter duas desvantagens e tem em Seedorf o seu diferencial. O holandes sobrou nos gramados e também fora dele com atitudes incomuns aos atletas tupiniquins. A única verdade disso tudo, foi que o Flamengo "perdeu" mais uma chance de ser vice, porém a segunda posição ficou com a equipe lusitana do uniforme da camiseta branca e mais um cinto de segurança atravessado diagonalmente. Faz parte do DNA luso...

Seção palmatória.

Devido a falta da internet e falta de tempo também, deixei de divulgar o aniversário de Mário Schemes que foi comemorado na ultima terça. Com setentinha na caixola, Mário Schemes foi um dos fundadores do grupo que hoje veste as camisetas amarelas de Porto Alegre. É um motivador nado e apaixonado pela bolinha deslizante. Já que o aniversário passou, desejamos que o ano de 2013 seja de saúda, paz e conquitas.

Voltaremos durante a semana. Isso se a GVT deixar...Até!