terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pé do Cajubrina

Voltamos para mais informações das competições que rolam na Associação Franzen de futebol de mesa e também em Canguçu sobre o Estadual Especial.


Troféu Franzen Cavado

Na última quinta, o cavado voltou a movimentar os tablados franzeanos com os jogos da segunda competição do ano chegando a seu final. Vamos aos resultados:

19h
Burgel 4x0 Mabilia
Padilha 1x1 Lucas

20h
Lucas 1x1 Mabilia
Mauro 1x0 Xico
Robin 4x0 Burgel

21h
Mabilia 0x1 Mauro

Dois toques:

# Com alguns imprevistos, algumas pelejas foram adiadas e assim houve pequenas mudanças na tabela.

# Com ferro fere com ferro será ferido: Burgel começou bem goleando e vencendo Mabilia por 4x0, porém foi derrota pelo mesmo placar por Róbin.

# Com isso, o Sporting chega a vice liderança e segue na segunda colocação. Espera um tropeço dos líderes para como sempre chegar ao título de forma silenciosa.

# Quem faturou seis pontos e chegou a liderança foi Mauro de Deus. Derrotou Mabilia e Xico pelo escore mínimo e "corre por fora" para tentar seu primeiro título no departamento.



Mauro tentando o título inédito

# Lucas conseguiu um bom resultado e vencia Padilha até o último minuto quando sofreu o empate. Logo em seguida, outro empate contra Mabilia no fim da noite. Segue em evolução.

Classificação: Pontos/Jogos:

1) Mauro - 20/9
2) Robin - 19/8
3) Jarnnis - 17/7
4) Caju - 15/7
5) Pufal - 12/7
6) Mano - 12/8
7) Padilha - 11/10
8) Burgel - 10/7
9) Lucas - 8/7
10) Xico - 6/6
11) Mabilia - 5/9
12) Obereci - 0/11

Troféu Franzen Liso

Com a ausência do editor na quinta, não foi possível acompanhar os jogos e assim os resultados seguem conforme abaixo:

19h
Alam 4x0 Xico
Lauro 0x0 Sérgio

20h
Breno 1x2 Mallet
Alam 1x2 Diogo
André 2x0 Lauro
Kuhn 0x1 Roberto

21h
Alam 1x1 Mallet
Roberto 4x0 Diogo
André 2x1 Sérgio
Lauro 1x0 Wilson

22h
André 0x2 Alam
Diogo 5x0 Lucas
Mallet 3x0 Xico

Dois toques:

# Mallet segue invicto na competição e com a defesa menos vazada da certame junto com Wilson. Venceu o embate contra Breno, empatou em jogo difícil contra Alam Casartelli e por último goleou Xico. Com o empate, foi a liderança juntamente com Thiago Leão por pontos e por aproveitamento. Poderemos ter uma final inédita na sequencia.



O Bayern ainda não sabe o que é perder

# Quem subiu na tabela foi Roberto Moreira. Mais comedido do que o habitual, fez 100% ao vencer dois jogos duros. Venceu um jogo de "seis pontos" contra Kuhn e depois goleou Diogo por 4x0. Pulou para a terceira posição, ultrapassando Kuhn e a dois pontos da liderança.

# Diogo se recuperou da derrota ao golear o guri Lucas por 5x0, porém segue na zona intermediaria da tabela.

# André Marques fez noite de recuperação com tres jogos. Venceu "Seu" Lauro e em seguida, venceu o "clássico" histórico contra Sérgio Oliveira por 2x1. Mas no fim da noite, empate contra Alam Casartelli por 1x1. Com os resultados, encerra sua participação em quinto lugar.

# Já Alam é outro que ficou longe da zona de pontuação devido a vários fatores e compromissos profissionais. Perdeu para Diogo Malett, empatou com o primo Mallet e depois venceu André por 2x0.

# Seu Lauro Moretto seguiu a linha de "velhinho travesso", onde derrotou e parou a escalada Wilson na competição vencendo-o pelo escore mínimo. Antes havia perdido para André e empatado com Sérgio Oliveira.

Campeonato Estadual Especial - Canguçu




Neste último fim de semana foi disputada na gélida Canguçu, mais uma edição da Estadual Especial patrocinada pela FGFM. As pelejas foram disputadas na sede da AABB/Banco do Brasil da cidade e sede do clube homônimo no futebol de mesa. Participaram do cotejo 64 técnicos e esta edição foi marcada pelo "retorno" de alguns botonistas que se encontravam ausentes devido a chegada da modalidade liso. Depois da peneira da primeira e segunda fase, foram classificados 16 técnicos onde foram realizadas as oitavas de final.

A surpresa foi a saída prematura de Alex Degani e Cristian Baptista na primeira fase. Devido ao sorteiro na base da "cumbuca", colocou os dois técnicos na mesma chave, juntamente com Indio e Piruka. Fugindo do favoritismo, os dois últimos conseguiram surpreender os campeões estaduais, principalmente Piruka que em dia inspirado venceu Cristian e Degani.

Nas quartas tivemos os seguintes confrontos:

Vinhas (Academia) 0x0 Cepel (APFM)
Silvio (ARFM) 1x0 Maciel (Caxias)
Diogo (Afumerg) 0x0 Augusto (Academia)
Rodrigo (Afumepa) 1x1 Di Leone (AVFM)



Quinto ao oitavo: Di Leoni, Diogo, Maciel e Cepel

Nas semifinais:

Vinhas (Academia) 2x0 Augusto (Academia)
Sílvio (ARFM) 2x0 Rodrigo (Afumepa)

O jogo final foi cercado de muita expectativa. A Riograndina de Sílvio tentaria manter a hegemonia no estado dos últimos cinco anos ou a Academia de Vinhas conseguiria quebrar essa sequência inédita?


Início da decisão

O embate no primeiro tempo foi de especulação e estudo dos técnicos, com pouquíssimas chances para ambos lados. Embora com a vantagem, Vinhas não permaneceu totalmente fechado e saiu para um ou outro ataque, aproveitando os espaços cedido pelo adversário para criar jogadas. Sílvio precisando do resultado, procurava uma brecha na defesa do Coxa com cavadas certeiras e os famosos "chutes a bater".


Público acompanhando a decisão

Já na etapa final, não havia outra saída para os argentinos do River a não ser o ataque, fazendo o Coxa permanecer preso na defesa. Faltando 12min. para o término, Vinhas tentou cobrir na defesa e tocou levemente na bola, cedendo "dois lances". Vibração dos tricolores de Rio Grande e sofrimento para os acadêmicos pelotenses. Sílvio que estava sem espaço para lançar, precisou executar o lançamento com um levante. A bola parou na quina da grande área e jogador para chute queimando a linha lateral. Vinhas colocou o goleiro todo em um canto e Sílvio chutou no canto do goleiro, com a bola explodindo no arqueiro alvi-verde. Essa jogada ainda proporcionou contra golpe desperdiçado por Vinhas. A partir desse lance, o jogo ganhou contornos dramáticos, com várias cavadas cirúrgicas dos argentinos, que tentavam de todas as formas uma chance de chute ou de gol a bater. Houve ainda, mais um chute de ponta de Sílvio, com botão da defesa e a pelota na quina da grande área, com a bola passando próxima a trave. Faltando 25s, lateral para Marcelo que passou curto ao campo de ataque. Sílvio conseguiu um lançamento para seu ponteiro, com bola quase queimando a linha lateral onde Vinhas executou uma cobertura que ficou curta, com possibilidade de arremate de corte. Silêncio na sala e expectativa no chute de Sílvio, porém não conseguiu executar o toque na bola e com isso a última possibilidade de vitória na decisão.



Sílvio tentando o chute dificílimo de virada no último lance

O título ficou em boas mãos, assim como ficaria caso Sílvio fosse o campeão. Vinhas quebrou a série de conquistas dos tricolores de Rio Grande, que marcavam presença no pódio nos últimos cinco anos. Tres vezes com Sílvio, uma com Duda e outra com Degani.


Quarteto finalista: Vinhas, Sílvio, Rodrigo e Augustão.

Seção Rescaldo

# O ambiente era de alta competitividade, porém em clima de total camaradagem, respeito e integração. Essa foi a tônica desta última competição e trabalhada pela FGFM. Além do excelente nível técnico, foram raros momentos de dúvida em jogadas, chegando a serem pontuais.

# Vale destacar o trabalho dos anfitriões que fizeram um esforço conjunto em torno da competição. Sala bem iluminada, mesas adequadas e de bom piso, lareira para aquecer o salão (responsável por algumas bolinhas derretidas) e até uma TV a cabo. Não há como não parabenizar a turma de Eduardo, Roberto, Benhur, Arlei e cia pelo trabalho.

# Vinhas que no início do ano havia conquistado a Copa do Brasil, repetiu a sua conquista de 2005 e tornou-se bicampeão estadual. Um botonista que além da sua reconhecida capacidade técnica, mantem fielmente o equilíbrio emocional do começo ao fim da partida.


# Tal pai (ou tio), tal filho: "Me sinto realizado após essa conquista. Isso vale mais que um título para mim". Foi a declaração emocionada de Osmar Ioost ao editor, realizada após a entrega do troféu de campeão estadual a Marcelo Vinhas. Era visível sua felicidade, pois foi o "professor" que ensinou a Marcelo nos seus primeiros passos na regra brasileira.


Fim de semana perfeito do "titio" Osmar

# Outra revelação entre o oito finalistas foi a presença de Fábio Di Leoni que surpreendeu nas segunda fase saindo do grupo de Pedrinho, Ademir e Diogo e depois nas oitavas eliminando Jefferson "Mascate" por 2x1. Poderia ficar entre os quatro a dez minutos do fim da partida no confronto contra Rodrigo, onde perdeu um chute frontal  e a chance da vitoria. Porém figurar entre os oito melhores já foi uma façanha.


Di Leoni x Pedrinho. Degani no apito e "revisando" as regras

# Diogo e Augusto após empate sem gols durante as quartas de final, estavam empatados também em todos os critérios de desempate. A vaga foi disputada nos penais a distancia, com a vaga para Augusto e Diogo perdendo todos seus pênaltis.


Segunda fase pegando fogo

# Entre os dezesseis  finalistas, nove vieram de associações que praticam as duas modalidades em conjunto ou com competições voltadas exclusivamente para o liso. Entre os oitos finalistas, seis praticam a outra modalidade em conjunto ou apenas o liso. Entre os quatro, tres semifinalistas praticavam apenas o liso e um técnico as duas em conjunto. No jogo final apenas o lisistas. A pergunta que fica: O ingresso dos técnicos na modalidade liso fez aumentar o potencial dos mesmos com os recursos aprendidos desta modalidade? A priori sim.


Sílvio x Rodrigo. Semifinal de grande público

# A melhor defesa é o ataque? Não, para os finalistas, a melhor defesa é a defesa. Vinhas e Silvio chegaram ao confronto final sem sofrer um gol sequer.


Mercado da bola achatada

# A Academia colocou quatro técnicos nas oitavas, a APFM com dois, assim como a AFM, ARFM, Afumepa e Afumerg com dois representantes. Já nas quartas de final e nas semifinais, a Academia manteve dois técnicos, garantido um na decisão.


Semifinal: Vinhas x Augustão

# No próximo ano teremos a Afumepa como a anfitriã do Estadual Especial, onde o "manager" Dani Junqueira já prometeu ser o "melhor estadual de todos os tempos". O desafio será realizar, além da competição que deve se restringir apenas dentro do quadrilátero, também uma grande confraternização entre os técnicos. Sabemos da competência e força de vontade dos esmeraldinos de Porto Alegre, e sem dúvida, tornará um grande evento para o futebol de mesa do RS.

# Este editor agradece a hospitalidade dos amigos de Canguçu, dos outros "parceiros da bola" e também pela "carona" na viagem de volta com André e Elisandro Mansur, ambos da Afumepa.

Voltaremos durante a semana. Até