quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pé do Cajubrina

Voltamos depois de uma semana com as informações da Associação Franzen de Futebol de Mesa. 



Troféu Encerramento Cavado



Noite de cavados magra na Franzen

Igualmente como na semana passada desta vez os praticantes dos embarrados estiveram longe das mesas e por isso a rodada foi quase morta. Digo quase, pois apenas um jogo foi disputado:

Pufal 1x0 Caju

Dois Toques:

# Em jogo bem disputado, o Boca de Thiago Pufal levou a melhor contra o "Rojos" de Avellaneda. Após ceder um dois toques no primeiro tempo, os xeneizes conseguiram equilibrar o jogo e em uma bola rebatida de uma cavada, conseguiu seu gol já no fim do jogo. Aliás, gol muito comemorado pelo seu técnico. O Boca continua tentando ser o líder por aproveitamento.


Pufal vencedor do jogo único da noite

# Fora isso, Mano esteve presente realizando partida amistosa contra Diogo Malett. Na outra mesa, Padilha batia bola com Fernando. Porém partida oficial que é bom nada...


Troféu Encerramento Liso

Ao contrario do co-irmão, a rodada de liso foi bem movimentada e com bons jogos. O resultado foram:

19h
Burgel 2x2 Moretto
Wilson 1x0 Leão

20h
Burgel 1x1 André
Mallet 0x1 Kuhn

21h
Leão 4x1 Burgel
Breno 1x2 André

# A rodada foi boa para Wilson que em jogo vespertino, conseguiu surpreender Leão e o venceu pelo escore minimo.

# Porém, na rodada seguinte, o Grêmio de Leão goleou com autoridade o "presidente" Burgel por 4x1. Burgel reclamou muito da sequencia de lance cedidos a lateral. Antes Burgel havia empatado em 2x2 com o "bom velhinho" Moretto.

André e Kuhn: quinta de "sorrisos"

# No jogo mais "visto" da noite, com bom público, o campeão sênior Carlos Kuhn derrotou Marcelo Mallet pelo escore mínimo. A partida foi bem disputada e bem jogada na "nova" mesa de liso, produzida por Xico Hamilton. Kuhn segue líder e invicto.

# Já no jogo entre André e Breno, houve de tudo que um "clássico" pode ter. Bons lances, gols, provocações e muitas promessas. Após essa vitória, André começa a tentar a formar nova sequencia de invencibilidade. 

# Aliás, André tirou Breno do sério ao colocar o goleiro de lado, como o próprio técnico disse: "Coloquei meu goleiro de lado e virando o bumbum...". E após muito irritação, Breno que tinha chance de chute a gol de cavador, perdeu o arremate.

Taça RS - Pelotas

Neste último fim de semana, em Pelotas, foi realizada mais uma edição da Taça RS na modalidade de lisos. Com algumas ausências percebidas, com maior destaque a Afumepa, a competição estava prevista com oito técnicos cada. Ainda assim, os técnicos do Manchester, Gilson e Paim, não puderam comparecer, e desta forma, foram formadas duas chaves de sete técnicos. Após, os enfrentamentos dentro de cada chave, os quatros primeiros partiam para a fase eliminatória seguinte. Os mandantes levavam a vantagem do empate.

Pizza Filho 1x1 Leão
Vinhas 1x0 Alam
Daniel Maciel 0x0 Pedrinho
Rodalles 4x1 Aldyr



Pizza Filho saiu na frente e Leão empatou no fim


Daniel manteve o empate contra Pedrinho


Vinhas derrotou Alam no fim do jogo. (Gargalhadas irônicas do juiz..)


Rodalles não deu chance aos xavantes de Aldyr

Para as semifinais, Rodalles encarava Daniel Maciel com a melhor campanha na mão. Saiu na frente, mas permitiu o empate ainda no primeiro tempo, e no fim do jogo levou a virada de Maciel. Enquanto na outra mesa Pizza Filho encarava o campeão da Copa do Brasil, Marcelo Vinhas, e mais a torcida acadêmica. Saiu na frente e não conseguiu manter a vantagem no segundo tempo. Vinhas empatou e levou a vaga.


Daniel reverte a vantagem e derrota Rodalles


Pizza Filho não segurou a pressão de Vinhas

Na final tivemos um jogo bem disputado, bem jogado, sem jogadas duvidosas e com um "fair play" digno. Vinhas vivendo boa fase enfrentaria o ofensivo Daniel Maciel, que viria com a receita já prevista: jogo ofensivo e arriscando nas cavadas. Vinhas conseguia sair da pressão com lançamentos certeiros. Depois de perder uma chance pela ponta, Maciel fez seu gol no primeiro tempo, em um corte improvável com bola um pouco depois da marca penal. A torcida acadêmica resolveu jogar junto no segundo tempo, e Vinhas empatou o jogo em um chute de cavador que entrou bem no canto do goleiro serrano. Após o empate, Maciel ainda tentou o desempate com dois chutes difíceis, sendo esta a última chance dos caxienses conquistarem algum título este ano. Mas esta edição da Taça ficou em Pelotas, coroando o ano de 2013 para Marcelo Vinhas. Final 1x1.


Vinhas consolidou mais uma conquista neste ano. 



Leão, Pedrinho, Aldyr e Alam: quinto ao oitavo


Quarteto finalista: Pizza Filho, Rodalles, Maciel e Vinhas

Seção Rescaldo

# Alam e Leão pararam nas quartas de final. Leão se manteve sempre entre os quatro primeiros e talvez poderia ter a vantagem do empate nas quartas de final, caso mantivesse a vitoria parcial de 2x0 sobre Vinhas, onde permitiu a igualdade. Ficou na mesma posição da competição disputada no ano passado, em quinto lugar, faltando o famoso "detalhe" para figurar entre os quatro. Enquanto Alam percorreu caminho mais tortuoso e confirmou a vaga apenas na última rodada classificatória. Ainda assim, conseguiu engrossar o jogo contra o campeão Vinhas, perdendo apenas no fim. No geral a participação foi boa, dois atletas do quinto ao oitavo, entretanto o ritmo mais intenso e competitivo exigido nestes confrontos não foram suficientes para os franzeanos.

# Em visita a sede dos acadêmicos, deparei com várias particularidades que são peculiares de cada associação, onde mereceram alguns registros abaixo:


Escritas de Pierobon de quase 30 anos atrás. Zilber a emoldurou


Providenciaram uma boa logística de alimentação


O "Chefe" manda e desmanda. Nada escapa da sua supervisão. 


Painel de fotos com vários momentos dos acadêmicos

# No fim do sábado, foi servido um excelente churrasco, com Badia comandando as "picapes" acadêmicas, na casa do veterano José Bernardo Figueira que foi homenageado com uma bela placa providenciada pela FGFM. Uma excelente iniciativa desenvolvida pela federação, para que em cada competição seja homenageado um grande nome da historia do futebol de mesa estadual. Churrasco a parte, as historias de Figueira eram inúmeras, e seria preciso um "costelão" de 10h para que todas essas prosas fossem contadas. Mas o encontro, tanto no assado, quanto na confraternização foi perfeito.


O "salão de jogos" Roberto Dartanhã recebendo os técnicos


Homenagem a Figueira entregue por Aldyr Schlee


O editor com o homenageado e anfitrião. Pierobon ao fundo


# Além disso houve também a impagável narração de Mário "Mariola" Vargas com todos os detalhes que faria inveja a qualquer locutor de rádio AM.




# Copa do Brasil na sua reta final. Sem qualquer paixão clubística e pelo que entendo de futebol, arrisco a dizer que o Grêmio é favorito entre os quatro semifinalistas. Tem um grupo coeso taticamente e em confrontos deste porte, faz valer muito mais o lado defensivo e extra campo. Entre os quatro, é o único que consegue aliar os dois fatores. O Atlético-PR pode ser a surpresa, mas tem em contra o desgaste de seus atletas e sem peças de reposição. Lógico que taticamente é parecido com o Grêmio, e pode aprontar pela fase que vive o grupo. Na outra semifinal, apesar da torcida, acho o Goiás levemente superior ao Flamengo, pois tem uma equipe entrosada, com a mistura entre a garotada e veteranos (Araújo, Dudu Cearense Rodrigo..) e no papel de "franco atirador" pode se classificar. Possui um "aliado", o gramado do Serra Dourada, que possui maior dimensão do Brasil. Já o Flamengo, conseguiu dentro das suas limitações, transpor duas "pedreiras", onde não era favorito. Pode na empolgação da sua torcida, conseguir o combustível necessário para engrossar o caldo, ainda mais da forma que o grupo foi tratado pela mídia após o episódio Mano Menezes.

Voltaremos na próxima semana. Até!