quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Pé do Cajubrina

Troféu Encerramento Cavado



A penúltima competição do ano chegou ao fim, e com ela tivemos a primeira conquista de Thiago Pufal. Antes porém foram jogadas ainda, duas partidas de Jarnnis.Vamos aos resultados:

18h
Burgel 2x0 Jarnnis

19h
Jarnnis 1x0 Caju


Técnicos no mata-mata

# Com esses resultados, foram definidas as últimas posições. Jarnnis terminou em sexto, Caju em sétimo e Burgel em oitavo, e a configuração do mata-mata ficou com os enfrentamentos e os mandantes com a vantagem do empate:

(1) Pufal 1x0 Burgel (8)
(2) Robin 1x0 Caju (7)
(3) Diogo 3x2 Jarnnis (6)
(4) Mano 0x0 Mauro (5)

# Em jogo que ambas equipes procuram a vitória, Pufal derrotou Burgel pelo escore mínimo. Burgel ainda perdeu dois "dois lances" e Pufal também não se intimidou com a vantagem do empate. Manteve ainda a melhor campanha da competição

# Robin e Caju fizeram um jogo diferente em cada tempo. Calculado na etapa inicial, com uma chance para cada um, Robin perdeu um dois lances e Caju acertou um chute na trave. Na etapa final, mais movimentado, com outro chute de Caju na trave e o gol de Robin no fim, no contra golpe.

# Nos duelos entre os "Bocas", Jarnnis precisava da vitoria e enfrentou pela frente, Diogo Malett, que também não se intimidou com a vantagem e queria vencer. O resultado foi um jogo com cinco gols, com Diogo saindo na frente, Jarnnis diminuindo e depois Diogo dando números finais ao jogo.

# Já entre Mauro e Mano, os argentinos preferiram fazer um jogo seguro e com a vantagem do empate nas mãos. Ainda assim, Mauro teve uma grande chance de frente para gol que errou, deixando a Juventus jogar fora sua melhor chance. Mano chegou a semifinal depois de muito tempo ausente de uma boa campanha.

Nas semifinais tivemos, com os mandantes com a vantagem do empate:

Pufal 0x0 Mano
Robin 1x1 Diogo


Pufal x Mano, o Boca levou a melhor sobre a Sel. Argentina

# Pufal mesmo com a vantagem foi para cima buscando a vitoria e Mano, também não queria ficar como coadjuvante. Com isso o jogo foi movimentado, mas sem muitas chances de gol claras para as equipes. Talvez para a Sel. Argentina, com seu técnico mais descontraído e falante durante o cotejo. Ficou a ideia que chegaram longe demais e o quarto lugar foi merecido depois do seu empate. "Tivemos sorte" disse ele ao final. Para Pufal, era a chance de conseguir seu primeiro título no departamento.


Robin x Diogo: jogo alternante até o final da partida

# Róbin enfrentou Diogo, em partida bem emocionante. Sem abrir mão de atacar, saiu na frente ainda no primeiro tempo. Diogo perdeu duas chances claras, inclusive um dois lances que não costuma perder. No segundo tempo, Diogo chegou ao empate e depois o jogo ganhou em emoção. Com quatro minutos para o fim, Diogo perdeu outra chance clara. Faltando 50 s, Robin teve uma chace de ponteiro, com bola de corte. Ele chuta, a bola bate no goleiro e puxa contra ataque, com bola no pé do cavador de Diogo. Este chegou a beijar o goleiro pela defesa, mas na hora do chute, o goleiro português cresce, e seguro o empate.

Final


Inicio da decisão

Pufal 1x1 Róbin

 Era a terceira final de Robin, que tentava fechar o ano com a hegemonia soberana nas mesas. Pufal com a vantagem continuou buscando o ataque, mas em um "porquinho", Robin vez seu gol ainda no primeiro tempo. Assim, não restava outra ao opção ao Boca que não fosse  ataque. Forçou bem o jogo com muitas cavadas e lances arriscados. O público presente foi premiado com um jogo movimentando. No segundo tempo, faltando pouco menos de 10 minutos, Pufal consegue o empate numa bola de ponta e consegue segurar o seu próprio impeto, para ficar com o primeiro título do departamento neste ano.



Público na finalíssima. Além da visita de Rogerinho, vulgo BX

O título foi merecido ao técnico mais "ofensivo" do departamento. Não importa se está com a vantagem ou não, Pufal sempre busca o ataque, por isso seus jogos são muito dinâmicos. Com isso, mesmo no mata-mata, a lógica ficou estabelecida, o dono da melhor campanha na fase inicial foi o campeão, com a o vice, que também obteve a segunda melhor campanha na fase inicial. Diogo em terceiro, que foi o terceiro na fase inicial e Mano fechando o quarteto em quarto.



Pufal e o Boca: campeões e título merecido com campanha impecável

Seção Rescaldo



# Competição foi um sucesso, embora com alguns wo que teimam ainda em aparecer. A tendência para o próximo ano e uma competição com calendário com datas certas para os jogos finais.

# Já hoje na Franzen, será disputada a última competição do ano, o Troféu Celebridade que homenageará "Vovô" Domingos que jogou pela associação e hoje é residente em Alegrete. A competição segue em duas quintas, com jogos em chaves e terminando na próxima semana.

# Seria interessante também que o calendário também seja seguido pela modalidade liso, para que não haja o término de uma competição na frente de outra, evitando o esvaziamento do departamento.

# Falando em liso, Breno Kreuzner fará neste sábado mais uma edição do tradicional torneio Open Liso que visa um maior entrosamento entre os técnicos de outras entidades. 

# A FGFM tenta idealizar um calendário que possa ser adequado para ambas modalidades e que seja o ponto de partida na montagem dos calendários das entidades filiadas. Um bom começo para o esporte em 2014.



# Campeonato Brasileiro chega ao fim recheado de surpresas. Primeira, foi a selvageria em Joinville. Quem acha que qualquer estádio de pequeno porte pode se tornar "arena", para conseguir benefícios para a Copa do Mundo, caiu na real. No Brasil, por ainda ser um país devidamente ausente e atrasado, futebol deve ser praticado em estádio, com formato de estádio. Ou seja, com divisão de torcidas, com forte policiamento e devidamente cobrado da entidade organizadora e mais uma série de medidas de segurança. Em países com  a marca de "primeiro mundo" a violência ainda é explicita, porque em terras tupiniquins não serão??! Ainda que seja por uma minoria baderneira, a responsabilidade dessa confusão é dividida entre o Atlético/PR como mandante do jogo e por sua torcida, do Vasco que financia esses torcedores em viagens, e da policia que juntamente com o MP, que não souberam se antecipar para um possível enfrentamento. Até porque hoje, qualquer garoto de doze anos sabe quais são os jogos mais problemáticos e com as rivalidades interestaduais. O cenário será parecido como contra o Coritiba em 2009, punirão e depois afrouxarão a pena imposta.




# Agora para a segunda parte. O rebaixamento do "Taiti da Gama" e do "Guarani do Rio", ou melhor de Vasco e Fluminense, mostra como é frágil o termo "grandeza" e "modernidade". O Vasco ainda paga pela herança maldita de Eurico Miranda, que comando o clube por anos e deixou um rombo enorme. Isso alia-se o fato do dirigente se misturar politica na vida do clube. Mais ainda assim, há vascaínos que idolatram o velho "Euricão". Por outro lado, mesmo ídolo, Dinamite também seguiu no mesmo caminho, e isso já é um fator complicador para a mistura entre o público e o privado. O resultados no campo são o reflexo dessa junção. Os tricolores, depois do título brasileiro, entraram numa queda acentuada após a asfixia financeira com a perda da mesada mensal de Celso de Barros (Unimed). Para ambos os clubes com dívidas maquiadas, deveriam enxugar a máquina para depois pensarem mais alto. Agora, os verde-grenás correm atrás do "direito" da perda de pontos da Lusa para se "salvarem". É até legal, mas é completamente imoral. Acrescente agora o ponto de vista jurídico: Qual a diferença entre um jogador inscrito ilegalmente em uma partida, faltando dois minutos para seu término, para um outro escalado desde do inicio de um embate, fazendo 4 gols !? É mais um carimbo na trajetória de "viradas de mesa" do Terceirense...

Voltaremos durante a semana. Até!